Publicidade Nativa: a melhor arma contra os adblocks?

All custom essays must comply with strict essay writing outline and format. Lots of students have been learning the way to write their custom essays for any particularly lengthy time.
12 de agosto de 2016
5 erros ao utilizar publicidade em vídeo online e como evitá-los
16 de agosto de 2016

Na mídia tradicional, em especial na TV e no rádio, a hora dos comerciais sempre foi considerada supérflua, aquele momento usado para buscar alguma coisa na cozinha ou mesmo para ir ao banheiro rapidamente.

Apesar de algumas marcas e de algumas campanhas terem se destacado em alguns casos com anúncios que chamavam mais atenção e despertavam curiosidade, o sonho de todo espectador sempre foi poder pular o comercial para continuar com a programação.

A internet adaptou o contexto da publicidade offline quando apresentou a realidade da compra e da venda de mídia em espaços dos publishers sem conteúdo. Não demorou muito para que ela também se adaptasse a esse velho desejo do consumidor de pular os comerciais e surgiu o adblock.

Para fugir, anunciantes se uniram aos publishers para criar alguns novos formatos de publicidade e, com eles, nasceram os Native Ads. A pergunta que fica agora é: será que os Native Ads são a arma perfeita para os anunciantes e para os publishers contra o adblock? Veremos.

 

O que são os Native Ads?

Native Ads, ou em uma tradução livre para o português, publicidade nativa, é um conceito que significa um novo tipo de anúncio que mistura a mídia paga com o conteúdo. Basicamente, este tipo de comunicação consiste em publicar artigos, posts e histórias pagas em meio ao conteúdo de um site ou de uma rede social — tudo devidamente identificado como um post pago.

Normalmente, estes conteúdos são publicados no mesmo formato das outras publicações do publisher, com o mesmo layout, de forma que ele se misture aos conteúdos normais. Como normalmente os publishers têm um compromisso de responsabilidade com sua audiência, os posts desse tipo precisam ser identificados por uma
palavra ou por um símbolo que o identifique como patrocinado.

 

O que é adblock?

Com o crescimento da publicidade no ambiente digital e com formatos de mídia display cada vez mais invasivos, aquela vontade dos usuários de pular os comerciais só aumentou.

Até que em um momento desenvolvedores criaram plugins adblock para navegadores de internet: extensões que, quando instaladas no computador, não permitem que sites e portais mostrem seus banners e anúncios.

Dessa forma, para quem usa adblock, quando navega em um site, onde deveria haver um banner fica existindo um espaço vazio.

 

Seria a Publicidade Nativa uma arma contra o adblock?

O adblock é um plugin que causa muita polêmica no mercado da comunicação, já que, se os portais não podem exibir publicidade, consequentemente não vão gerar cliques em anúncios, a sua principal fonte de receita.

A polêmica do adblock só veio para mostrar o quanto os consumidores já estão cansados deste modelo de publicidade e provocou publishers e anunciantes que tiveram que desenvolver clash royale hack 2017 ios novos formatos de mídia que existam na intersecção entre o que é útil para ambos os lados: marcas e consumidores.

Diferentemente do marketing de conteúdo que constrói para a empresa uma audiência própria, os Native Ads são uma excelente forma de a empresa entrar em contato com uma nova audiência.

Este tipo de publicidade tem sido considerada uma ótima alternativa aos adblocks pois aproveita a audiência de grandes canais de conteúdo oferecendo um tema e um formato com o qual o usuário já está mais acostumado.

De qualquer forma, de nada adianta investir em Native Ads com a mesma cabeça das campanhas de banner. Se o conteúdo dos Native Ads continuar sendo vendedor e apelativo como a publicidade normal, os usuários vão continuar pulando.

Lembre-se: os Native Ads só vão servir como arma contra o adblock quando os publishers e anunciantes entenderem que a publicidade precisa deixar de ser útil apenas para eles, para se tornar também útil e relevante para os consumidores.

 

Ficou com alguma dúvida sobre os Native Ads e o adblock? Deixe seu comentário.

 

Baixe o ebook guia completo sobre publicidade nativa

Victor Freitas
Marketing e Growth da YContent.com.br

Os comentários estão encerrados.