Entenda o que é banner blindness

The benefits of on line essay writing solutions
27 de fevereiro de 2017
From the internet Creating Providers a Blessing for college kids
7 de março de 2017

Entenda o que é banner blindness

Banner blindness ou cegueira de anúncio é um fenômeno contemporâneo que impacta a absorção de conteúdo publicitário na web. A ocorrência influi, conscientemente ou não, em milhares de consumidores que, acostumados com a presença de anúncios na internet, não conseguem percebê-los com facilidade.

Somos expostos a tantos banners todos os dias que nosso cérebro aprendeu a automaticamente ignorá-los, antes mesmo de julgar se são úteis ou não. Além disso, os adblocks hoje afetam a exibição de fato deste tipo de conteúdo.

No post de hoje, veja como a banner blindness pode impactar seus resultados online. Acompanhe.

Banner blindness e os resultados da publicidade online

Para quem anuncia e promove produtos ou serviços online, o resultado da banner blindness pode dificultar os negócios. O fenômeno transforma o conteúdo de banners em ruído para a maioria dos utilizadores, o que prejudica o desempenho das campanhas.

Quer ver como isso se traduz em números?

  • O usuário comum encontra, pelo menos, 1903 banners na internet todos os meses, segundo o infográfico da Organização Banner Blindness
  • Apenas 14% deles consegue se lembrar do último anúncio que viram. Mais preocupante ainda é que só 2,8% dos usuários os consideram relevantes.
  • A média de taxa de resposta dos banners é de um décimo de 1% atualmente, segundo a DG Media Mind

A mudança no comportamento dos consumidores

Se isso não for o suficiente para você repensar o investimento em banners, considere o seguinte: um estudo da Solve Media indicou que é mais provável seu usuário médio ter se aventurado em subir o Everest do que feito um clique em banner.

Mesmo os cliques recebidos não são mais tão valiosos assim. 38% de todos eles são acidentais e os 85% restantes, feitos pelos mesmos 8% de usuários.

Mas não se desespere. É preciso ser criativo. Com a estratégia certa você pode aumentar a visibilidade e desempenho de sua publicidade online, mesmo que não existam recursos ainda para eliminar completamente o impacto da banner blindness.

Técnicas para evitar a banner blindness

Crie anúncios que capturem a atenção

Sites que vendem publicidade o fazem por tamanho e número de acessos. Aumentar a visibilidade do conteúdo anunciado, na maioria das vezes, está nas mãos de quem o publica, mas sua empresa pode criar banners mais atrativos e fugir da cegueira.

Abuse do contraste de cores e, se possível, crie animações. Elas capturam imediatamente nossa atenção e fazem com que voltemos a absorver esse conteúdo.

Faça como o Facebook e integre publicidade e conteúdo

Um dos principais motivos pelos quais a banner blindness acontece é que nos acostumamos a separar anúncios de conteúdo. Para ter efeito, mudar o posicionamento de suas mensagens publicitárias pode fazer a diferença.

Enquanto a barra lateral direita de uma página da web geralmente é ignorada, a colocação de anúncios em locais de visibilidade inesperada pode alterar isso. Campanhas integradas são mais visíveis e impactam cerca de 451% mais usuários que um banner colocado nessas regiões que nos acostumamos a ignorar.

Os anúncios do Facebook são um exemplo de publicidade integrada e um dos motivos pelos quais a rede social ainda consegue ganhar tanto dinheiro com ads online.

Explore o padrão F

O padrão F é uma regra de usabilidade utilizada no desenvolvimento de páginas para web. O usuário tende a absorver seu conteúdo da esquerda para a direita e de cima para baixo, fazendo uma varredura em toda página.

Por isso, anúncios colocados no topo das páginas têm melhor resultado do que aqueles nas barras laterais. Não quer eliminá-los de vez? Então tente mover esse conteúdo para a esquerda. Os anúncios colocados ali são vistos por pelo menos 73% dos visitantes.

Já conhecia o fenômeno de banner blindness e fazia ideia do quanto ele pode prejudicar seus resultados na web? Se não, está na hora de prestar atenção em como a usabilidade pode afetar seus esforços publicitários.

Aproveite para compartilhar esse post sobre banner blindness com seus amigos em suas redes sociais e ajude mais pessoas a melhorarem sua performance no meio digital!