Conheça os maiores desafios enfrentados pela publicidade nativa

Sensible Recommendations for Writing the perfect Essay for Admissions
1 de fevereiro de 2017
What exactly are Values of the Two-Year School.
2 de fevereiro de 2017

Conheça os maiores desafios enfrentados pela publicidade nativa

Enfrentar o dia a dia caótico de uma agência é desafiador. E isso acontece não só pela alta demanda de trabalho! Existem muitos desafios a serem enfrentados, principalmente quando se trata de publicidade nativa. Era bem aí que você queria chegar, correto? Pois você encontrou o post certo, já que, aqui, listamos os principais detalhes que dificultam o trabalho e a eficácia dessa forma de disseminar as marcas e empresas por aí.

Para identificar quais são esses pontos, sugerimos que você continue a leitura e leve as informações para a sua rotina de trabalho, combinado? Antes, vamos só refrescar sua memória sobre o que é publicidade nativa e, então, te contamos sobre seus desafios. Vamos lá!

Publicidade nativa

O mundo publicitário tem reagido com novas formas de atingir seus públicos, disso ninguém mais tem dúvidas! Mas muita gente ainda se confunde com alguns termos e atividades da área, como é o caso da publicidade nativa.

Essa opção de gerar valor para as marcas vem de um termo em inglês — Native Advertising ou Native Ads — e se trata de publicações de conteúdo, em diferentes plataformas, que contextualizam a experiência do usuário sem interferências.

A ideia central é fazer com que um anúncio seja inserido em uma página com as mesmas características de um conteúdo “nativo” daquele canal. Obrigatoriamente, ele deve conter a informação de que é um anúncio promovido, mesmo que de forma discreta, mas, visualmente, não interfere na experiência da pessoa naquela página.

Esses anúncios aparecem frequentemente no Youtube, Facebook, Instagram, em portais de notícias, e por aí vai. Você já viu muitos deles, certo? É uma publicidade bem menos invasiva, que trabalha com o conceito de conteúdo relevante para os clientes e possíveis clientes.

Mas nem tudo são flores. Ainda existem algumas dificuldades e desafios a serem enfrentados por quem opta por usar a publicidade nativa. Veja quais são:

3 desafios da publicidade nativa

1. O desafio da escalabilidade

A publicidade nativa se torna difícil de gerenciar, já que é possível disseminá-la em diversos canais e plataformas. Então, o mesmo anúncio, por exemplo, precisa ser formatado de diversas maneiras, para ser apresentado em cada mídia de acordo com suas especificidades.

Imagine, então, uma agência com muitos clientes: trabalho redobrado, triplicado, quadruplicado para disseminar um mesmo conteúdo publicitário. Você acaba trabalhando mais pelo mesmo valor, se for pensar também pelo lado financeiro!

O motivo claro é que a publicidade nativa não é escalável e, como existirão vários conjuntos diferentes de anúncios e regras, o rastreamento e mensuração de resultados se torna mais difícil — muito mais ainda se você não tiver um software especializado para te ajudar nessa tarefa!

2. O desafio de ser identificada como publicidade

Outro fator que dificulta o engajamento dos conteúdos anunciados de forma nativa é que, obrigatoriamente, toda publicidade desse tipo deve ser identificada como tal. Acontece que hoje as pessoas estão reconhecendo mais essa estratégia e sabendo diferenciar onde está o conteúdo camuflado dentro do canal no qual elas estão inseridas.

Esse mindset da publicidade tradicional ainda atrapalha demais, uma vez que o usuário está se tornando cada vez mais online e digital, e sabe “farejar” exatamente onde estão os anúncios. Por isso, a linguagem deve ser muito bem trabalhada — tanto a visual quanto a escrita.

Se esses consumidores se sentirem enganados, imediatamente não geram engajamento. Então, a mensagem precisa ser adaptada de forma eficiente, encaixando-se da forma mais natural possível nas plataformas. O principal objetivo é que o assunto abordado seja, de fato, relevante para aquela audiência.

3. O desafio do congestionamento de aprovação

O que incomoda muito, também, é o processo demorado de aprovação do trabalho criativo que demanda a publicidade nativa. Se uma simples data se atrasar, isso pode resultar em mudanças drásticas nas prioridades e budgets da marca, por exemplo.

Se uma campanha não é colocada no ar em tempo hábil, deixa de ser relevante de uma hora para outra. Os prazos de entrega, então, devem ser rigorosamente cuidados!

Deu para refrescar a memória a respeito de publicidade nativa e se atentar aos seus principais desafios? Esperamos que sim! Não deixe de se lembrar de cada um deles na hora colocar a mão na massa.

Se você achou o conteúdo relevante, aproveite e compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!