Como estratégias de publicidade nativa se tornam mais rentáveis?

Essays and PowerPoint: One of the most widely used literary functions
1 de novembro de 2016
Saiba por que sua empresa deve investir em publicidade nativa hoje
Saiba por que sua empresa deve investir em publicidade nativa hoje
8 de novembro de 2016

Os anunciantes têm exigido cada vez mais dos seus gestores de comunicação e marketing, obrigados a encontrar saídas para fazer mais com menos e vencer as eventuais resistências dos consumidores. É nesse contexto que as estratégias de publicidade nativa têm conquistado mais atenção e visibilidade.

Quer entender como trabalhar com esse novo tipo de publicidade? Confira as dicas que preparamos para você neste post!

Como funciona a publicidade nativa?

Para começar, lembre-se de que estamos nos referindo a um tipo diferente de publicidade. Ela se aproxima, em termos de formato e de conteúdo, daquela produzida pelo publisher. Porém, mais do que usar um apelo inusitado, o que vale é fazer algo que seja útil para o consumidor. Ou seja, é mandatório buscar uma abordagem que seja relevante para o usuário — caso contrário, não vai funcionar.

Fique atento: para alcançar bons resultados com esse tipo de publicidade você não pode abrir mão da qualidade. Na prática, isso quer dizer que esse conteúdo precisa ser criado por profissionais qualificados.

Para não errar, é importante seguir algumas premissas, como conhecer bem o público e a plataforma. Afinal, a ideia é fazer com que sua mensagem se integre ao ambiente de forma natural, mesmo que ainda seja um tipo direto de divulgação de sua marca. Lembre-se: a abordagem não é tão incisiva como a da publicidade tradicional nem tão sutil como a feita no marketing de conteúdo. Fica, portanto, no meio termo, procurando explorar o melhor de cada estratégia.

 

Quais os resultados obtidos pelo anunciante?

Como você deve ter notado, as estratégias de publicidade nativa exigem um pouco mais de esforço do anunciante. Ele vai precisar sair da sua zona de conforto e, claro, contar com empresas especializadas para chegar ao material mais adequado.

Será que vale a pena ir por esse caminho? Não tenha dúvida sobre isso, pois os resultados compensam. Primeiro, porque comprovadamente a atenção do consumidor é maior no caso da publicidade nativa. Segundo, há aumento na taxa de conversão. Por que isso ocorre? Quando bem feito, o anúncio desse tipo atinge a pessoa certa, no melhor momento e com o apelo adequado para aquela situação.

Outra vantagem importante para a publicidade nativa é que ela ajuda a evitar os adblocks. O anunciante consegue aproveitar a audiência do canal, mas como adota um formato diferenciado, não atrapalha a experiência do usuário. Isso gera, inclusive, maior envolvimento com a marca.

Como divulgar estratégias de publicidade nativa?

É comum o anunciante ter essa dúvida: qualquer canal pode ser usado para publicidade nativa? Sim, desde que ele trabalhe com esse tipo de publicidade.

Hoje, os principais exemplos são encontrados em site e redes sociais, propícias para as abordagens. No caso de vídeos, é importante tomar alguns cuidados, como a necessidade de inserir um call to action para incentivar a interação do público com seu material. Afinal, trata-se de publicidade e, como tal, precisa responder aos objetivos de marketing da marca!

Quer saber mais sobre publicidade nativa? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades dessa área!

Baixe o ebook guia completo sobre publicidade nativa

Victor Freitas
Marketing e Growth da YContent.com.br